POSICIONAMENTO: DIFERENCIAÇÃO E VANTAGEM COMPETITIVA

Post_19_01_2016

 

Um dos princípios da gestão de branding é o posicionamento da sua marca. Como sua marca é percebida pelo mercado consumidor e pelos seus concorrentes? Qualidade, durabilidade, estilo ou design, inovação, preço, etc., todos estes aspectos são observados pelo consumidor, e sua marca tem que se comunicar com este cliente de forma a estabelecer uma identidade forte o bastante para conquistá-lo.

Trago três cases muito representativos neste aspecto: lançamento da marca de telefonia Oi, os 50 Anos da Volkswagen no Brasil e o lançamento da nova Nissan Titan nos EUA.

A Oi chegou ao mercado em 2002 e já iniciou a operação com um enorme diferencial tecnológico, foi a primeira operadora de telefonia celular a usar o sistema GSM. Em relação ao custo/benefício oferecido aos novos clientes, apresentou o chip incluso na Promoção 31, na qual você poderia fazer ligações gratuitas, aos finais de semana, pelo período de 31 anos (o que por muito tempo passou a ser um objeto de desejo entre muitos consumidores). Com o slogan “Oi. Simples assim”, a operadora adentrou o mercado como uma grande revolução e o melhor, a grande sacada do marketing: estabeleceu que, o cliente poderia ter um celular ou ter um Oi, se diferenciando dos demais concorrentes, colocando-se num patamar de superioridade por todo o pacote de inovações que vinha trazendo ao mercado.

Veja um dos filmes do lançamento da Oi: https://goo.gl/Fv2wKq

Quanto à Volkswagen, na comemoração dos seus 50 anos no Brasil, ela lançou uma campanha em que tinha como slogan: “Há 50 anos fazendo mais que carros, fazendo Volkswagen.” Um golpe na concorrência, sempre muito acirrada no mercado automobilístico, que impõe a marca sobre as demais. Com este slogan a montadora posiciona-se através de produtos com superioridade, afirmando que um Volkswagen não é apenas um carro, vai além: é um Volkswagen.

Mais recentemente, a Nissan lançou nos Estados Unidos o novo modelo da caminhonete Titan e usou um filme, novamente para se posicionar à frente da concorrência, como uma evolução da categoria. O filme traz uma “homenagem” às marcas que vieram antes (Chevrolet, Ford e Dodge), que abriram caminho na indústria de veículos norte-americana. Utilizando-se destes desbravadores como incentivo, como uma catapulta para chegar mais longe e mais alto. Sendo assim, mais um show de competência da gestão de branding.

Veja o filme do lançamento da Nissan Titan 2016: https://goo.gl/Aizrmn

É isso! Vamos refletir como estamos gerenciando nossas marcas, como somos percebidos pelo mercado e vamos aprender com os grandes, que são grande não à toa.

José Marcelo

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