AINDA É POSSÍVEL SURPREENDER O CLIENTE?

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Após um ano de muito trabalho resolvi tirar alguns dias de descanso e viajei com destino a Miami na primeira semana deste mês de dezembro para visitar alguns amigos e universidades da cidade no melhor roteiro férias-trabalho.

Como toda boa viagem pela Flórida inclui a visita a shoppings e lojas de departamentos, aproveitei para analisar o comportamento de clientes e vendedores durante o processo de compras.

Sim. É isso mesmo, não consegui relaxar por completo e quando percebi já estava “trabalhando”…

Para comprender melhor o título,  gostaria de ressaltar que muito mais que atender bem, as lojas precisam precisam oferecer aos seus clientes uma experiência de compra que  envolva e motive o cliente a fazer a escolha pela sua empresa.

E é com base em uma “experiência de compra”, vivenciada por mim no dia de hoje que vou responder a pergunta mencionada no título deste artigo.

Vocês já pararam pra pensar o quão complicado pode ser a decisão de escolher uma simples impressora? Diversas marcas, modelos multifuncionais e recursos ilimitados, tornam a decisão uma tarefa bastante complexa para qualquer pessoa que não seja especialista no assunto.

E lá estávamos eu e um amigo na Best Buy(loja referência por aqui quando o assunto é a compra de eletrônicos) na difícil tarefa de escolher um desses equipamentos, quando fomos abordados por um vendedor gentil e cordial que após se apresentar nos fez aquilo que chamo de pergunta certa: o que você quer da sua nova impressora?

E assim, com a habilidade de um vendedor bem treinado e focado na venda ele testou alguns equipamentos conosco e conseguiu apresentar o modelo exato, que iria nos atender perfeitamente.

Durante a conversa, nada de enrolação ou tentativa de oferecer algo mais caro e complexo para garantir vantagens pessoais. Seu único objetivo era nos atender de forma precisa e cirúrgica, respeitando nosso pouco conhecimento sobre a matéria e também nossa necessidade.

Ainda é possível surpreender o cliente? É claro que a resposta é sim. E a prova disso é que após tomarmos a decisão por uma determinada marca, nos foi apresentada uma promoção, firmada por meio de parceria entre a loja e o fabricante, onde por apenas U$9,90(algo próximo de R$38,00) o comprador teria a recarga automática de cartuchos por 06 meses!
Isso mesmo. A empresa iria entregar novos cartuchos automaticamente na sua residência, sempre que seu cartucho atingisse a marca de 30% de carga, sem você precisar ligar para ninguém por meio de um sistema que começa a ganhar força por aqui que irei abordar no blog em um próximo texto.

Atendimento de excelência, parcerias comerciais, foco na necessidade do cliente, são tarefas obrigatórias na missão de surpreender o cliente. E então, você está preparado?

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